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Efeito Cartoon

Para aqueles que desejam dar um efeito 'cartoon' para as modelagens no Blender 2.5x ou 2.6, está aqui uma ótima dica que deixa os objetos renderizados como se tivessem sido desenhados, com bordas escuras e diferenciadas.


Vou mostrar o exemplo usando uma esfera, o melhor objeto para representar esse tutorial...


Mude o nome do objeto para Esfera 01, e crie um material para essa esfera e renomeie-o também para Esfera 01 (nomeações ao seu gosto), depois escolha uma cor que te agrade (eu escolhi a cor Hex: 00E730). Feito isso, ative a função Node.

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Agora, abra um segundo quadro e mude para UV/Image Editor, então mude o primeiro quadro para Node Editor.

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Vamos nos concentrar apenas ao Node Editor. Em Material, procuramos pela Esfera 01 (foi esse o material que criamos). Depois adicionamos um Vetor Math (Add > Convertor > Vetor Math) e uma Camera Data (Add > Input > Camera Data), depois mude o valor do Vetor Math para Dot Product. Então fazemos a ligação entre eles da seguinte maneira:


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Agora, adicionamos um Color Ramp (Add > Vetor > Color Ramp) e um Mix (Add > Color > Mix).

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Preste atenção no jogo de ligações, são elas que definem o resultado final.

Mudamos o valor de Mix para Multiply e alteramos seu "Fac" para 1.000, então ligamos "Value" do Dot Product para o "Fac" do Color Ramp, depois ligamos "Color" do Color Ramp ao "Color 2" do Multiply. E, para finalizar, ligamos "Color" do Material para "Color 1" do Multiply, e "Color" do Multiply ao "Color" do Output. Veja abaixo:

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Alterando o valor do ColorRamp você consegue o efeito desejado, para mais ou para menos...

Clique na imagem para ampliar.

Você pode então aplicar esses efeitos para vários objetos, seguindo os passos desse tutorial.


Então é isso. Espero que essas dicas sirvam para a implementação do visual nos projetos do Blender. Vlw! E até a próxima! ^^

Curtiu esse tutorial? Então deixe um comentário! Criticas construtivas são sempre vem vindas ^^

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