Depth of Field (Profundidade de Campo) em ótica, principalmente no que se refere a cinema e fotografia, é a distância entre os objetos mais próximos e mais distantes em uma cena que aparecem com nitidez aceitável em uma imagem.
Para aplicar o efeito DoF no Blender, é muito simples, basta escolher o
objeto que será o foco, configurar a câmera para este objeto, e dar a ele as devidas configurações no Node Editor.
objeto que será o foco, configurar a câmera para este objeto, e dar a ele as devidas configurações no Node Editor.
Vamos fazer um teste simples, usando o Monkey, melhor objeto para este tutorial.
Adicione um Monkey (Add > Mesh > Monkey) e faça duas cópias (Shif + D). Posicione-os alinhados, preferencialmente.
Depois adicione um plano (Add> Mesh > Plane). Posicione a câmera para que ela mostre os três Monkeys alinhados, de preferencia com perspectiva. Você pode posicionar a câmera pelo seu ponto de vista (Ctrl + Alt + 0).
Depois, selecione a câmera e marque a opção "LIMITS" e logo acima escolha o objeto que será o foco.
Vamos então para o Node Editor.
Marque a opção "COMPOSITING NODES" e logo na frente marque "USE NODES" e "BACKDROP".
Adicione um Preview (Add > Output > Preview ) e um Defocus (Add> Filter > Defocus).
Ligue "Image" do Render Layer a "Image" do Defocus.
Ligue "Z" do Render Layer a "Z" do Defocus.
Ligue "Image" do Defocus a "Image" do Preview e do Composite.
Nas configurações do Defocus, desmarque "Preview" e marque "Use Z Buffer". Então mude o valor do fStop preferencialmente entre 2.000 e 5.000 (Quanto menor o valor do fStop maior será o embaçamento apresentado).
Além disso, você ainda pode configurar o Max Blur (Quanto maior o valor, menor será o efeito do fStop).
Toda a importância desse efeito está na escolha do objeto pela câmera e seu limite, e pelas configurações do DEFOCUS e suas ligações.
Se este tutorial foi útil, por favor deixe um comentário.
E se você tem alguma dica para incrementar este tutorial, por favor deixe sua opinião em Sujestões e Comentários. Idéias construtivas são sempre bem vindas ^^.
Vamos então para o Node Editor.
Marque a opção "COMPOSITING NODES" e logo na frente marque "USE NODES" e "BACKDROP".
Clique na imagem para ampliar. |
Adicione um Preview (Add > Output > Preview ) e um Defocus (Add> Filter > Defocus).
Ligue "Image" do Render Layer a "Image" do Defocus.
Ligue "Z" do Render Layer a "Z" do Defocus.
Ligue "Image" do Defocus a "Image" do Preview e do Composite.
Nas configurações do Defocus, desmarque "Preview" e marque "Use Z Buffer". Então mude o valor do fStop preferencialmente entre 2.000 e 5.000 (Quanto menor o valor do fStop maior será o embaçamento apresentado).
Além disso, você ainda pode configurar o Max Blur (Quanto maior o valor, menor será o efeito do fStop).
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Toda a importância desse efeito está na escolha do objeto pela câmera e seu limite, e pelas configurações do DEFOCUS e suas ligações.
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E se você tem alguma dica para incrementar este tutorial, por favor deixe sua opinião em Sujestões e Comentários. Idéias construtivas são sempre bem vindas ^^.