Criar objetos reflexivos e transparentes, ou com efeito cromado no Blender Ă© muito fĂĄcil. Veja as dicas:
Primeiramente vocĂȘ cria o objeto que quer adicionar o efeito. Aqui eu usei um cubo como espelho para refletir as bolinhas. Veja como eu configurei o Mirror, o Fresnel e o Blend:
Logo depois eu adicionei 3 esferas, adicionei a cada uma um material, e configurei a Transparency e Mirror de maneira a dar um efeito legal, tipo cromado. Veja um exemplo em uma das esferas:
Lembrando que vocĂȘ deve marcar as duas opçÔes, Transparency e Mirror. Se vocĂȘ nĂŁo marcĂĄ-las, nĂŁo conseguirĂĄ aplicar efeito nenhum...
Depois é só configurar o Fresnel, Blend e Reflectivity (este na opção Mirror) a seu gosto.
Quanto mais alto for o valor do Fresnel e do Blend, maior serĂĄ o efeito.
No caso da opção Reflectivity, quanto mais alto, maior serå o seu efeito também. A renderização costuma demorar um pouco mais para esses efeitos. Normal.
Eu usei o Z Transparency. Mas como vocĂȘ pode notar, exitem mais duas opçÔes: Mask e Raytrace. EntĂŁo basta vocĂȘ explorĂĄ-las e configurar atĂ© que os efeitos fiquem como deseja.
Na configuração de iluminação eu simplesmente adicionei 4 SpotLights (Add>Lamp>Spot) e levei a Energy para 5.
Clica na imagem para ela crescer XD |
E no final saiu esse efeito ae XD.
Clica na imagem para ela crescer XD |
Esse foi um tutorial bem bĂĄsico sobre configuração de TransparĂȘncia e Reflexo. Espero que tenham compreendido o funcionamento dessas duas tecnicas do Blender.
Se esse tutorial foi Ăștil, por favor deixe um comentĂĄrio logo abaixo, isso vai nos ajudar bastante o/ Vlw!!!